Você é Envolvida ou Comprometida?

No evento de comemoração de 5 anos da Stilla no início de março, tivemos a honra de contar com a fundadora do Empreendedorismo Rosa, Lênia Luz como nossa anfitriã, cedendo o espaço Adelina Hess para nosso encontro e ainda fomos presenteadas por uma palestra muito inspiradora. O tema foi “Mulher empreendendo entre mulheres” e nossas Empreendedoras adoraram ver a realidade de seus negócios ser abordada de uma forma tão objetiva e estimulante.
Na venda direta de acessórios, nós Empreendedoras revendemos mais do que semi jóias, revendemos estilo e autoestima para outras mulheres. Por isso é fundamental que cada uma esteja capacitada para que a cliente final sinta-se realmente atendida por uma especialista.
Confira algumas dicas que a Lênia nos brindou:
– Esteja sempre preparada, nunca sabemos quando as oportunidades vão aparecer. É primordial fazer uso de todo material de divulgação que a marca oferece, inclusive nas mídias sociais para poder divulgar os produtos e fidelizar suas clientes.
– Organização e planejamento precisam ser prioridades! Lênia nos contou que infelizmente esse é um dos pontos, no qual empreendedoras de todos os ramos de atividade costumam descuidar. Não há como colher bons frutos sem semeá-los. Traçar metas e colocá-las em prática é a base de um trabalho bem sucedido.
– Estamos na era do Engajamento, conte sua história! Somos uma rede de mulheres que conhecem o poder que os acessórios tem na composição de um look e temos como meta compartilhar esse conhecimento. Lênia Luz nos lembrou que, como estamos fazendo negócio entre mulheres, é fundamental dividir com nossas clientes nossas experiências e sempre contar o que nos levou a representar a Stilla, destacando os diferencias da marca. As pessoas querem fazer parte de algo positivo e de impacto no mundo em que estão inseridas.
– Valorize os pontos fortes que possui. Por que devemos ficar listando mentalmente o que não somos (ou achamos que não somos) ao invés de reforçar o que efetivamente somos? Cada uma de nós tem um talento especial e deve focar nele. Que tal mudarmos a frase de “eu não sou boa nisso” para “eu sou excelente nesta área”?
Foram muitas as dicas valiosas que recebemos, porém gostaríamos de encerrar compartilhando a que marcou mais todas nossas Empreendedoras. Um desafio nos foi lançado para refletir se somos somente Envolvidas em nosso trabalho ou realmente Comprometidas. Você sabe qual a diferença entre as duas? A reflexão é muito válida, pois uma atitude de protagonismo é a chave para a realização de nossos projetos. Ser envolvida pode-se dizer que é “fazer o básico”, em um exemplo mais prático é como uma Empreendedora que demonstra os produtos quando lhe é solicitado e curte as publicações de lançamentos nas redes sociais. Mas isso é suficiente?
Ser realmente comprometida é planejar suas ações, é prospectar de forma estratégica, estabelecer uma meta de número de contatos por semana, tanto de prospecção de novas clientes, quanto de fidelização das clientes atuais. Outro exemplo prático, no momento da venda é mais do que somente mostrar os produtos. É ser uma consultora de estilo auxiliando a cliente a escolher o acessório de acordo com seu perfil. É usar todo o material de divulgação disponível de forma proativa, compartilhando as publicações, marcando suas amigas, enviando via Whatsapp os lançamentos e dicas que combinam com cada cliente.
E você, depois de ler esse texto, preparada para ser sempre comprometida com seus projetos? Vamos lá encantar nossas clientes!