Os Números do Mercado de Semijóias no Brasil!

Os Poderosos Números do Mercado de Semijóias no Brasil!
As notícias sobre o mercado de semijóias no Brasil são excelentes, para as Empreendedoras que já atuam neste mercado ou para quem está planejando iniciar neste ramo é importante estar bem informada. Portanto, a Stilla Acessórios Contemporâneos, se adiantou e preparou esse material.
O Seu sucesso com venda direta começa aqui!
O mercado de semijóias e também o de bijuterias tem crescido ano a ano, é estimado que as vendas anuais tenham tido aumento de 6% em média, a cada ano, nos últimos tempos. Segundo o relatório da McKinsey Global Institute, as vendas estão em torno de 148 bilhões de dólares ao ano, e devem chegar aos 250 bilhões de dólares por ano até 2020.
No Brasil
Podemos dividir as semijóias e bijuterias em duas principais classes, as que são confeccionadas com materiais chamados de alternativos, como palha, tecidos, pedras e até mesmo vidro, que tiveram venda anual na casa dos R$ 45 milhões de reais.
Já as peças que são efetivamente folheadas a ouro, prata e outros materiais, como o ródio, por exemplo, atingiram a marca de R$ 55 milhões em negócios ao ano.
Ou seja, mesmo com mundo todo falando sobre economia, aqui no Brasil, diversas mudanças aconteceram nos cenários econômico e político ao longo dos últimos anos, mas, as vendas de semijóias e bijuterias seguem crescendo!
É claro que isso tem uma explicação, o mercado joalheiro no Brasil se mantém bastante ativo e diversos fatores precisam ser compreendidos e explorados por quem atua nesse segmento. Entenda agora, em uma análise bastante breve, o comportamento do consumidor de semijóias.
- O empoderamento feminino tem sido crescente, além de mais vaidosas, as mulheres estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho, e isso também faz com que todos os segmentos que vendem para mulheres cresçam. Incluindo as semijóias.
- Mesmo em tempos de crise as mulheres seguem comprando semijóias, há uma ligação emocional com as joias e uma associação natural com a vaidade de cada uma de nós.
- Em contrapartida, no cenário atual, as classes A e B trocaram o mercado de joias, pelo de semijóias, em partes pelo aumento do custo de vida, em partes pela percepção de qualidade e valor agregado oferecido pelas semijóias, com design modernos e desejados por essas classes sociais.
- O design das semijóias, colocou o Brasil também como expoente no mercado nacional e internacional, trazemos dinamismo, criatividade, elegância e estilo em nossas peças. Além disso, os materiais são de ótima qualidade e durabilidade.
- Homens entram cada vez mais no mercado de semijóias no Brasil, eles passaram a ser público alvo de muitas marcas, que produz alguns itens especialmente para eles.
- No mercado internacional, é importante citar que, a qualidade e padrão de produção e acabamento contribuem muito para nos permitir competir com mercados como Hong Kong, Índia e Tailândia.
Não é só moda, colares, pulseiras, brincos, são artigos consumidos em todos tempos, com ou sem crise, em todos os lugares do mundo, por todas as culturas que se há algum relato, ou história.
Em tempos difíceis
Em tempos de crise, manter a auto-estima elevada é de extrema importância, seja para manter um trabalho que goste, procurar um novo emprego, ou simplesmente para sentir-se bem e motivada para encarar os desafios do cotidiano, estar de bem conosco, feliz com a nossa imagem e como somos vistas, torna todas nós ainda mais felizes. Manter nossa aparência da maneira que nos faz sentir bem é muito relevante na vida de todas as mulheres.

Instituto Brasileiro de Gemas e Metais
De acordo com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais – IBGM, há cerca de três mil empresas no segmento de semijóias e bijuterias, entre micro e pequenas empresas, formais e informais. As micro e pequenas empresas representam 85% do mercado de folheados do Brasil.
Em pesquisa realizada pelo IBGM, nos últimos quatro anos, 37% das empresas aumentaram suas vendas, 19% mantiveram o faturamento estável, no mercado de semijóias. No mercado de joias, 20% aumentaram as vendas, e 16% mantiveram a estabilidade.
O sucesso do segmento do mercado de semijóias, está intimamente ligado com a capacidade que suas empresárias têm de acompanhar a moda e as muitas possibilidades de canais de vendas. É preciso ter a área comercial bem organizada, e empreendedoras que compreendam a essência da marca e de cada cliente, assim, o sucesso é garantido.
Stilla Acessórios Contemporâneos

Stilla Acessórios Contemporâneos
A Stilla Acessórios Contemporâneos, além de estar totalmente estruturada, tem materiais e treinamentos exclusivamente preparados para que as empreendedoras tenham a mão o melhor material de apoio, estamos sempre abertas para esclarecer todas a dúvidas.
A compra no segmento de semijóias é bastante emocional, e não há crise que mude a maneira como as pessoas se comportam, sim, elas podem até ponderar mais um gasto, mas, quando a Empreendedora apresenta o produto certo para o estilo da cliente, presta consultoria, bom atendimento e condição de pagamento, a venda é praticamente certa.
Com os produtos da Stilla Acessórios Contemporâneos, e todo o treinamento que lhe oferecemos, certamente você terá um negócio de sucesso, que te dá muito prazer em trabalhar!