10 Dicas para gerenciar suas promoções!
Planeje, Implemente e Gerencie!
Para todas nós, Empreendedoras, saber como realizar boas campanhas, promoções e ativação de nossas clientes é fundamental. Por isso, a Stilla trouxe hoje 10 dicas para gerenciar suas promoções e torná-las ainda mais efetivas, gerando excelentes resultados.
Atualmente, há grande competitividade no mercado de semijoias, e é necessário encontrar maneiras de mostrar os diferenciais da Stilla, pois isso pode ser um grande agente facilitador de uma venda, muito além do preço, é preciso criar valor agregado.
Claro, sabemos que o preço também influencia na decisão de compra, por isso você, Empreendedora Stilla precisa estar pronta para mostrar os benefícios dos seus produtos, sempre que possível, ainda antes de falar sobre o preço. Assim você vai conquistar cada vez mais clientes que entendem o valor agregado por trás de cada peça escolhida, e o quanto cada acessório, ou composição cria um look mais bonito.
A experiência que você e sua cliente vivenciam durante a compra precisa ir muito além daquele momento, criar valor agregado aos seus produtos é convencê-la sobre a importância dos acessórios na composição de um look, é mostrar de maneira clara que a Stilla e você, Empreendedora, estão sempre atualizadas em tendências de moda e atualidades e despertar em cada cliente a vontade de sempre se produzir bem, elevando a auto-estima de cada uma.
Realizar boas campanhas e promoções faz sim muita diferença, e agora, daremos algumas dicas para que você possa Planejar, Implementar e Gerenciar suas Promoções com eficiência.
Dicas para gerenciar suas promoções:
Certamente, o primeiro passo é planejar, estruturar como será a sua promoção ou campanha, para aí então, saber exatamente os passos a seguir.
É importante esclarecer as diferenças entre Promoção, que é o ato de conceder um desconto em um produto ou composição por tempo determinado, por exemplo. Já uma Campanha de Vendas, que em geral, é mais elaborada, envolve mais produtos, cria mais anúncios e envolve mais pessoas, por não ser algo isolado.
Então, vamos às dicas de planejamento de sua promoção ou campanha com os produtos Stilla:
- Qual é o seu objetivo? O primeiro passo para planejar uma promoção ou campanha de vendas é pensar em quais objetivos deseja atingir, e eles podem ser variados, veja algumas possibilidades:
- Atração de novos clientes,
- Retenção de boas e antigas consumidoras,
- Divulgação de uma nova linha de produtos,
- Abertura de espaço no seu estoque, vendendo itens mais antigos para adquirir novos.
Definindo qual é a sua meta principal, fica mais fácil estruturar de maneira ampla e completa toda a sua campanha, e pensar em todos os pontos com clareza, fazendo ponderações objetivas.
- Defina o seu Público-Alvo: determinados os seus objetivos, é tempo de definir quais pessoas você deseja atingir. Quanto melhor você definir o seu objetivo, mais simples fica a etapa da escolha do público.
Alguns dados de suas clientes podem te ajudar nesse processo, exemplos destes dados são: idade, localização, renda, perfil de consumo, estado civil e estilo.
Veja alguns exemplos de campanhas pensadas para públicos diferentes.
- Para atração de um novo público consumidor, é necessário mostrar todo o valor agregado da marca, seus diferenciais de estilo e durabilidade, por exemplo.
- Já para reativar clientes antigos, é preciso ter informações sobre seus gostos, estilos e ter meios para entrar em contato.
Tente saber e perceber sempre por quais canais cada cliente prefere receber suas informações, e em qual formato de conteúdo, isso faz muita diferença na aceitação de suas promoções.
- Ofereça Valor ao Cliente: se a sua cliente não enxergar o valor daquela campanha promocional, seu esforço pode ser em vão, suas clientes precisam estar engajadas com a promoção, que precisa ser atraente, senão, você cria uma sensação negativa na consumidora, que não se sente realmente prestigiada. É importante ter sempre à mão o estilo de suas clientes, para enviar promoções que sejam interessantes para cada uma, e assim, ampliar a efetividade.
- Atenção ao calendário: é natural que as suas clientes esperem por boas promoções nas grandes datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, Dia da Mulher, por exemplo.
Esse é um momento propício para promoções, já que é notável que todo o comércio as realiza, e você não pode ficar fora deste momento tão especial para compras. Faça isso sem se esquecer de algumas datas menores, mas também muito importantes, como o Dia do Professor, Dia da Secretária, Dia das Avós e o Dia do Consumidor.
Todas elas são ótimas oportunidades para fazer excelentes negócios, apresentando sempre toda a qualidade e estilo diferenciado dos produtos Stilla.
Dica extra! Pense em brindes em datas especiais: Que tal dar um brinde de Dia das Mães para aquelas clientes que compraram acima de um determinado valor? O brinde pode ser justamente aquele brinco ou colar que está há mais tempo no seu mostruário dado com um lindo cartão com uma mensagem especial.
- Valorize suas clientes mais fiéis: Lembre-se sempre, manter um cliente custa menos do que conquistar novos, além disso, clientes fiéis são ótimas aliadas na divulgação da marca Stilla e de sua consultoria e produtos disponíveis.
É muito interessante ter promoções exclusivas para essas clientes, algo como um cartão fidelidade, que conceda benefícios, fazendo com que ela se sinta especial, como realmente é para você e o seu empreendimento. Você pode fazer isso com descontos exclusivos, composições especiais, informações sobre novos produtos e tendências em primeira mão para essas clientes.
- Estabeleça prazos: para ser realmente uma promoção, é necessário que haja um prazo, ou ela perde o sentido. O termo promoção deve despertar o senso de urgência em quem deseja comprar, a percepção de que se trata de algo imperdível e por tempo limitado.
- Escolha o tipo de promoção: há alguns tipos de promoção para considerar, a depender de seu objetivo e público alvo, uma delas encaixará de maneira mais adequada para o momento, veja:
- Promoção Progressiva: a ideia é aumentar a quantidade de itens vendidos para cada uma de suas clientes, então, a vantagem ou desconto melhora a cada incremento. Por exemplo, você pode oferecer desconto na segunda peça Stilla e outro desconto ainda melhor na terceira, ou descontos interessantes para as composições.
- Cupom de Desconto: ideal para atração de novos clientes, você pode utilizar os cupons através de parceiros, por exemplo, novas clientes indicadas por determinado parceiro ganham um percentual de desconto em sua primeira compra.
- Tradicional: essa pode ser utilizada em praticamente todos os casos, basicamente, concede um desconto para um determinado produto escolhido por você, pode ser algo que está há mais tempo em seu mostruário, ou peças que façam alusão às datas comemorativas, por exemplo.
Quando você finalizar o planejamento, é chegado o momento da implementação real de sua campanha de vendas, ou promoção. Continue seguindo as dicas da Stilla.
- Crie estratégias de divulgação: para que uma promoção seja efetiva, as pessoas precisam saber dela, então, é necessário divulgar! (Confira nosso post “Dicas de aplicativos para montagem de fotos dos produtos Stilla” Diversos canais podem ser utilizados para isso, veja o que consideramos como principais:
- Redes sociais: é um local onde há muito engajamento e através delas você pode falar com grande número de pessoas.
- WhatsApp: separamos o mesmo do tópico das redes sociais apenas para dizer que através deste aplicativo você consegue enviar materiais diferentes para suas clientes, criando valor agregado, já que pode enviar individualmente aquilo que realmente interessa à cada uma. Ou você pode ainda criar uma lista de transmissão e enviar para várias pessoas ao mesmo tempo, sem as desvantagens de um grupo, já que cada cliente responderá diretamente para você.
- E-mail Marketing: parte do mesmo princípio do WhatsApp, porém, feito através de e-mails, que também tem alto potencial de conversão em vendas.
- Parcerias: conceder benefícios através de parceiros como lojas de roupas e salões de beleza e estética, por exemplo, pode atrair e fidelizar seu público, que está sempre em busca de mais estilo e peças lindas, para compor o visual.
- Monte Composições: Você já pensou que uma ótima maneira de vender peças que estão há mais tempo em seu mostruário é a criação de composições? Você pode, por exemplo, criar um “Kit pérolas” contendo um brinco e um colar de pérolas e oferecer a vantagem de 15% de desconto para a cliente que adquirir as duas peças.
Abuse da criatividade e crie composições, você também pode criar kits por estilo com até 3 peças! Alguns exemplos: Composição Clássica (brinco e anel de zircônias), Composição Moderna (colar longo, pulseira de couro e brinco geométrico), Composição Romântica (brinco com colar delicado), e muito mais!
Com uma boa implementação, é ainda necessário gerenciar a promoção, para que tudo siga o padrão estabelecido por você e gere ótimos resultados.
- Mensure os resultados: é necessário que você saiba quais ações obtiveram cada resultado, então, mensure, mesmo que de maneira simples, com anotações ou uma tabela em Excel.
Isso te trará ainda mais confiança para suas próximas promoções, pois você conhecerá cada vez mais suas clientes, como cada uma reage às promoções, e qual tipo de comunicação funciona melhor com cada uma.
- Encante no momento da venda: faça todo o possível para vender sempre mais, e com mais qualidade para cada cliente, nunca se esqueça de ser realmente uma Empreendedora, uma Consultora de Estilo em todos os momentos, isso gera percepção de valor em suas clientes, e é o seu grande diferencial.
Além disso, conte com todo o apoio da Stilla e nossos materiais, como o Lookbook para todas as vendas. Solicite fotos e posts que já estão formatados com os produtos para envio através de suas redes sociais, e tenha sempre lindas composições, de diversos estilos, elas fazem muita diferença.
Apresente os produtos, e sempre que possível, faça a cliente provar as peças, a sensação de conforto, estilo e composição real do look fica evidente e a venda fica ainda mais fácil ser concretizada.
Conte sempre com a Stilla para te auxiliar a planejar, implementar e gerenciar suas campanhas promocionais, estamos à sua disposição para trocar experiências, te ouvir e juntas, trilharmos o caminho do sucesso!